Conheça Miracne: solução multifuncional para o tratamento antiacne
10/08/2021Estima-se que pelo menos 80% da população mundial sofra com algum tipo de acne ao longo da vida. Este problema ocupa o 8º lugar de doenças mais frequentes de pele entre adolescentes e adultos.
Diante desse cenário, a busca por soluções para skincare antiacne permanece em alta. Fatores como gênero, idade, etnia, genética, alimentação, questões hormonais e emocionais, contribuem para o surgimento das acnes, geralmente, nas regiões da face, dorso e tórax.
Mas, o que é acne?
A acne é um problema multifatorial causado por quatro fenômenos fundamentais: aumento e alteração da produção do sebo, proliferação exacerbada da C. acnes (bactéria causadora da acne), estímulo de mediadores inflamatórios e processo de hiperqueratinização.
Qual a diferença entre cravo, espinhas e lesões acneicas?
Os cravos (comedões abertos) e espinhas (comedões fechados) são considerados lesões acneicas não inflamatórias e são provenientes da anormalidade que ocorrem nos folículos quando há um acúmulo de sebo, proliferação de bactéria e aumento de células queratinizadas.
Os cravos são produzidos quando os poros dilatados, com a presença de sebo e acúmulo de queratina, ficam expostos ao ar, facilitando a oxidação desses componentes graxos e adquirindo a coloração preta.
As espinhas são formadas pelo entupimento dos folículos que apresentam acúmulo de sebo, proliferação de bactéria e aumento de células queratinizadas, que fecham esses folículos.
As lesões acneicas inflamatórias (pápulas, pústulas, nódulos) apresentam as mesmas características como o acúmulo de sebo e proliferação de bactérias, mas nesses casos observam-se processos inflamatórios que variam de moderado a muito intenso, podendo ser consideradas de grau I a grau IV, dependendo de sua complexidade.
Quais os cuidados fundamentais para tratar uma pele acneica?
O tratamento deve ser específico para cada grau de acne, porém de forma geral o principal objetivo é reduzir e controlar a oleosidade da pele, sem causar ressecamento e, como consequência, reduzir a formação de cravos e espinhas e ainda minimizar a proliferação de C. acnes e processos inflamatórios típicos associados ao quadro. Por isso, manter uma rotina de skincare com produtos adequados, pode ajudar muito.
Importante: espremer as acnes também não é uma ação indicada, pois aumenta a liberação de mediadores inflamatórios. Além do mais, quanto maior a inflamação, maior o risco de desenvolver hiperpigmentação (as manchas).
Como a pandemia contribuiu para o aparecimento de acnes?
Atualmente, o uso de máscaras protetoras faciais faz parte do nosso dia a dia. Com o uso por mais tempo dessa proteção, a pele do rosto tende ficar abafada e úmida, por conta da respiração, proporcionando assim, um ambiente propício para o surgimento de acnes mecânicas (maskne).
Como criar formulações antiacnes diferenciadas?
Entre tantas opções disponíveis no mercado cosmético, é preciso inovar para que sua formulação ganhe destaque ao oferecer o benefício antiacne. Por isso, a Chemyunion lançou o Miracne, um ativo multifuncional 3 em 1, indicado para auxiliar no tratamento da acne reduzindo a bactéria causadora da acne (Cutibacterium acnes), além de minimizar a vermelhidão associada às lesões acneicas e controlar a produção de sebo.
O Miracne é biodegradável, vegano, de origem vegetal e sem conservantes, podendo ser aplicado em quase todos os tipos de produtos indicados para o tratamento da acne: sabonetes, loções, tônicos, séruns, géis. Possui boa compatibilidade com outros ingredientes, como os queratolíticos, que são utilizados frequentemente em cosméticos como o ácido salicílico e ácido lático.
O ingrediente apresenta testes de eficácia, com resultados significativos a partir de 7 dias de uso. A alta performance de Miracne está diretamente associada a sua atuação na proliferação da C. acnes.
Aproveite para testar o Miracne e analisar seus benefícios aplicado a sua fórmula. Peça sua amostra.