O essencial para uma maquiagem mais natural

Maquiagens minimalistas e funcionais ganham a atenção dos fabricantes de produtos cosméticos 


A maquiagem nunca teve tanta importância no contexto social como nos dias de hoje. Embora tenha sofrido inúmeras modificações durante as últimas décadas em suas cores, estilos e forma de utilização, muito se discute o quanto uma maquiagem, seja artística ou para o dia a dia, influencia no comportamento e bem-estar.

Na década de 30 as indústrias cosméticas começaram a desenvolver produtos em pó tanto para a base facial e blush, quanto para os olhos. O grande marco da época era esculpir o rosto, tornando-o bem definido. Já nos anos 60 a maquiagem era mais liberal, com os olhos marcados. Batons vermelhos foram deixados de lado e substituídos pelos claros ou brancos. Os bronzers surgiram para realçar os contornos de rostos com efeito perolado.

Nos anos 80, as cores aparecem para realçar ainda mais os olhos, sobrancelhas, pele, bochechas, boca e unhas. Tudo era extremamente exagerado. A partir dos anos 90, não se utilizavam muitas cores, as maquiagens se tornaram mais leves e o uso de bases - para preparação da pele - mais intensos, as tonalidades mais alaranjadas e quentes.

Hoje o que está em voga é a naturalidade iluminada: uma pele perfeita com aparência leve ao mesmo tempo em que se beneficia por maquiagens funcionais - que possam ser aplicadas a qualquer hora e em qualquer lugar. Estes pontos refletem as principais tendências do make-up atual: maquiagem mais natural e leve, produtos práticos e fáceis de usar e que contenham ingredientes para o tratamento e cuidado da pele.

Por que a maquiagem é tão importante?




Estudos comprovam que o uso da maquiagem aumenta a confiança e a sociabilidade. Outro ponto é que a maquiagem faz com que as pessoas se sintam mais competentes, mesmo quando não acham que sejam. Estudos psicológicos analisaram pessoas que tinham o hábito diário da maquiagem e aquelas que não a utilizavam com frequência. As primeiras foram avaliadas como mais competentes, bem-sucedidas e confiantes comparadas as que não aplicavam maquiagem diariamente. 

Apesar das mulheres serem muito ocupadas nos dias de hoje, ao fazerem suas maquiagens é como se tivessem aqueles “40 minutos” somente para elas, como se elas tivessem “o seu momento”.

Recentes estudos também dizem que as mulheres que se maquiam todos os dias dormem melhor quando comparadas aquelas que usam maquiagem esporadicamente. Possivelmente este fenômeno acontece por conta dos estímulos químicos, mecânicos e/ou psicológicos como o Zeitgebers - termo científico dado a elementos-chave ambientais capazes de regular o ciclo do relógio biológico, potencializar tratamentos e melhorar a produtividade.

Conceito On-the-go

Muitas mulheres estão em busca de produtos que simplifiquem o seu dia a dia, poupando tempo e espaço, somando-se à mobilidade no uso. E o mercado já vem respondendo a estas necessidades com soluções que propiciem agilidade, facilidade no uso e aplicação em qualquer hora e lugar. Os produtos on-the-go também influenciarão as embalagens para que as consumidoras tenham menos itens nas bolsas.

O Makeup Funcional é a nova campanha Chemyunion com soluções essenciais para a rotina diária da maquiagem alinhada às principais tendências de mercado:

  •  Lenços de Limpeza Detox: lenços de limpeza detoxificantes recomendados para a face e os olhos 
  •  Base Funcional FPS 15: base anti-idade com fator de proteção FPS 15
  •  Multi-stick Anti-idade: funciona como batom, sombra e blush ao mesmo tempo 

Lenços de Limpeza Detox




Multi-stick Anti-idade



Second Skin – Base Funcional FPS 15


Aproprie-se de soluções minimalistas e funcionais em suas próximas formulações de make-up. Agende uma visita ou solicite sua amostra clicando aqui